Estamos em um momento importante. A construção adequada de uma cultura organizacional, certamente são o segredo do sucesso na busca pelo crescimento exponencial das corporações do futuro. Empresas com uma forte cultura corporativa são mais bem-sucedidas. Muitas startups de tecnologia oferecem comida, massagens e outros benefícios gratuitos, mas isso por si só não faz uma cultura ser tornar forte. Uma cultura de empresa de sucesso está profundamente enraizada na organização. Tudo o que uma empresa de sucesso faz está ligado a suas crenças fundamentais.
A Harvard Business Review resumiu seis componentes comuns presentes em empresas com grande cultura:
1.Visão – Uma visão ou declaração de missão da empresa que fornece a ela um propósito.
2.Valores – diretrizes sobre os comportamentos e mentalidades necessárias para alcançar a visão.
3.Práticas – O que a empresa realmente faz para aprovar sua visão e valores.
4.Pessoas – Contratar e investir nas pessoas certas que se encaixam na cultura da empresa.
5.Narrativa – Uma história única que pode ser facilmente recontada.
6.Local – Design geográfico, arquitetônico ou estético criado para moldar a cultura e impactar os valores e comportamentos das pessoas no trabalho.
O Google é provavelmente a empresa mais conhecida por oferecer benefícios generosos aos funcionários. No entanto, segue claramente os itens listados acima. Eles têm uma visão clara: organize todos os dados do mundo e torne-os acessíveis a todos de uma maneira útil. Seus valores são ” Dez coisas que sabemos ser verdade “, que incluem foco no usuário, fazer uma coisa muito, muito bem e rápido é melhor do que lento. Suas práticas são bem conhecidas: refeições gratuitas, viagens e festas de funcionários, bônus financeiros, academias, etc.
Quando se trata de contratação, o Google recebe mais de 2 milhões de pedidos de emprego a cada ano. Contratar apenas alguns milhares torna o trabalho no Google 25 vezes mais seletivo do que entrar na Universidade de Harvard. No entanto, com todos esses dados e mais de 60.000 funcionários, o Google descobriu quais atributos os funcionários bem-sucedidos possuem e agora como rastrear essas características. Uma vez contratados, espera-se que eles atinjam os níveis de pico, mas são compensados adequadamente.
Por fim, embora o Google esteja sediado no Googleplex do Vale do Silício (conhecido pelo amplo campus com trilhas de bicicleta, piscinas, quadras de vôlei etc.), o escopo do Google alcança o mundo todo. Para alcançar sua visão, o Google tenta cobrir o mundo inteiro. Eles trazem sua “sensação inicial” de assinatura para seus escritórios, onde quer que vão, pois tudo está inserido em sua cultura.
Claro, o Google não está sozinho. Muitas empresas de internet, como Facebook, Twitter, Zappos e Adobe, têm culturas premiadas entrelaçadas em seu DNA. Em 2015, a REI, uma varejista ao ar livre, divulgou notícias nacionais quando anunciou que seria fechada na Black Friday, o dia de compras mais movimentado do ano. Eles queriam permitir que seus funcionários passassem algum tempo com suas famílias e desfrutassem do ar livre. Sua missão é equipar clientes e funcionários para o exterior, não apenas para se divertir, mas também para promover a administração do meio ambiente. Quando uma empresa fecha no dia mais movimentado do ano para se concentrar em seus funcionários, é um sinal de quão arraigada a cultura ao ar livre está para essa organização.