Nos últimos 30 anos, os empregadores mostraram uma ênfase crescente no bem-estar dos funcionários no trabalho. Ao mesmo tempo, aumentou a taxa de americanos classificados como obesos. Dados recentes de um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) revelam que mais de um terço (34,9%) dos adultos americanos são obesos (Ogden, 2014). Embora existam muitas explicações para o aumento dessa tendência, não há dúvida de que o estilo de vida sedentário associado a muitos empregos, bem como os maus hábitos nutricionais, contribuíram para o ganho.
Com a obesidade e a má nutrição, surge um ataque de problemas de saúde adicionais, incluindo: •Diabetes tipo 2
*Doença cardiovascular e acidente vascular cerebral
*Pressão alta
*Muitos cânceres comuns
*Doença da vesícula biliar e cálculos biliares
*Problemas respiratórios, como apneia do sono e asma (USDA & USHHS, 2010) (Heinen & Darling, 2009) (Mhurchi, Aston e Jebb, 2010).
O local de trabalho é para adultos o que a escola é para crianças. É onde eles passam a maioria das horas de vigília. Muitos funcionários fazem duas refeições no trabalho ou no trajeto para o trabalho, além de lanches. Enquanto algumas grandes empresas possuem lanchonetes no local, quase todas as pequenas e médias empresas e muitas grandes empresas apenas possuem máquinas de venda automática. Embora tenha havido avanços na tecnologia de máquinas de venda automática, a maioria ainda apenas refrigerante em lata e lanches estáveis nas prateleiras, como batatas fritas e doces.
O problema: uma força de trabalho não saudável afeta mais do que apenas o indivíduo
Obviamente, uma força de trabalho não saudável causa absenteísmo. Também é a causa de um conceito chamado “presenteísmo” – funcionários que aparecem para trabalhar enquanto estão doentes, criando um risco à saúde do resto do local de trabalho (Heinen & Darling, 2009). Além desses efeitos, os pesquisadores identificaram os seguintes resultados negativos associados a uma força de trabalho não saudável:
Aumento de 3x na dor nas costas
Aumento de 2x-3x em conflitos
Aumento de 2x-3x nos problemas de saúde mental
Aumento de 2x-3x nas lesões no trabalho
Aumento de 2x no abuso de substâncias (Burton, 2008)
Tudo isso leva a aumentos de rotatividade, acidentes, litígios e depressão. Por fim, isso leva a uma diminuição da produtividade da empresa e a um aumento de custos, tanto relacionados ao trabalho quanto médicos.
Os números são óbvios – funcionários com estilos de vida pouco saudáveis custam muito mais às empresas. Funcionários sedentários, com sobrepeso, fumantes e consumidores de álcool estão ausentes mais de 50% com mais frequência e custam duas a três vezes mais em custos com saúde do que seus colegas ativos, sem excesso de peso e que não fumam ou bebem (Burton, 2008). Só os fumantes custam à empresa US $ 2.500 por ano em aumento de custos . Existe uma relação linear entre obesidade e o número de reivindicações de compensação dos trabalhadores, dias de trabalho perdidos, reivindicações médicas e custos de reivindicações de indenização (Burton, 2008) .
A solução: Programas eficazes de bem-estar dos funcionários
Na tentativa de aumentar a saúde e o bem-estar dos funcionários, além de reduzir custos, as empresas iniciaram programas de bem-estar para promover um estilo de vida saudável para seus funcionários. No entanto, a pesquisa encontrou cinco fatores recorrentes em programas que são bem-sucedidos na redução dos custos com saúde (Linnen et al., 2008) (Goetzel, Allen e Edington, 2007).
1 – A educação em saúde é presente, prática e acessível – Esta categoria inclui o desenvolvimento de habilidades e a mudança de comportamento no estilo de vida. Grupos de perda de peso da empresa, clubes de caminhada, aulas de ioga, seminários sobre gerenciamento do estresse, grupos para parar de fumar, aulas de culinária e até trocas de receitas contam como educação em saúde. Como mencionado acima, as mensagens específicas de bem-estar direcionadas aos indivíduos são mais eficazes.
2 – Integração da promoção da saúde na cultura da empresa –Para que um programa de bem-estar seja realmente bem-sucedido, ele precisa ser mais do que apenas um esforço de economia de custos. Ele deve estar profundamente enraizado na fibra da empresa. O bem-estar deve interagir perfeitamente com recursos humanos, segurança no local de trabalho, benefícios e outros elementos da infraestrutura. O bem-estar envolve todos os funcionários em todos os departamentos e locais. É tão essencial quanto marketing ou P&D. Se um dia os funcionários receberem um memorando exigindo uma triagem de saúde, ele poderá ser ressentido. Mas se uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo forem incentivados ao longo do ano, os funcionários estarão mais dispostos a fazer uma triagem para ajudar a si mesmos e à empresa.
3 – O ambiente de trabalho é consciente da saúde – as ações e declarações que a empresa faz realmente podem fazer a diferença no comportamento individual (Heinen & Darling, 2009). Portanto, ações e incentivos que são defendidos no trabalho podem realmente ajudar a mudar o comportamento dos indivíduos, tanto no trabalho como fora dele. Associações de academia ou instalações de ginástica patrocinadas pela empresa são um exemplo. Fornecer acesso a alimentos frescos e saudáveis é a maneira mais comum de conscientizar a saúde do meio ambiente. Mhurchu, Aston e Jebb descobriram que a disponibilidade não é apenas um meio eficaz para aumentar a saúde, mas subsidiar alimentos mais saudáveis pode levar a uma mudança no comportamento de compra. Efeitos favoráveis foram observados para perda de peso, compra de lanches com baixo teor de gordura e consumo de frutas e verduras autor referido (2010).
Benefícios mostram ROI significativo e muito mais …
Empresas com programas de bem-estar bem-sucedidos obtiveram um retorno significativo de seu investimento inicial desde sua implementação. Embora os números variem de empresa para empresa e os relatórios individuais variam de economia de 2: 1 a mais de 10: 1, um relatório de 2010 da Universidade de Harvard descobriu que a média de economia médica por dólar investido em programas de bem-estar era de US $ 3,27. Além disso, os custos de absenteísmo caíram cerca de US $ 2,73 por cada dólar gasto (Goetzel & Ozminkowski, 2008) (Anderson, 2013) (Baicker, Cutler & Song, 2010). Além disso, essas economias não levam anos para serem realizadas. A redução de custos começou a acumular-se em menos de um ano, especialmente para indivíduos com condições crônicas (Nyce et al, 2012).
Além de custos médicos mais baixos e maior frequência, os funcionários geralmente se sentem melhor no trabalho e em casa. O Done Nutrition Institute implementou um programa de bem-estar que consiste em frutas gratuitas, opções e instalações de refeições atualizadas, grupos de caminhada e fitness, educação e subsídios para alimentos mais saudáveis em seu café. Quase 80% dos entrevistados relataram pedir comida saudável que nunca haviam comido antes e quase 2/3 consideraram que a mudança teve um impacto positivo em sua saúde e dieta (Dole, 2002).
Cozinha da empresa – a solução gratuita para o bem-estar da empresa
“Quando incluída como parte de um programa abrangente de bem-estar, a Bem Market é perfeita para aumentar o bem-estar e a moral dos funcionários
A Bem Estar Market é um exemplo de maneira de fornecer opções mais saudáveis no trabalho, com recursos de bem-estar para funcionários e clientes. A Bem Estar Marekt é uma empresa revolucionária de micro-mercado de autoatendimento que os funcionários podem acessar 24 horas por dia, sete dias por semana, para alimentos frescos, lanches e bebidas. Ele substitui as máquinas de venda tradicionais por um mercado aberto, onde os funcionários podem tocar e inspecionar cada item antes de comprá-lo. Os funcionários não têm mais acesso apenas a junk food no trabalho. Cada cozinha da empresa é abastecida com sanduíches frescos, saladas crocantes, salgados, lanches de frutas, laticínios saudáveis e muito mais.
A Bem Estar Market não é apenas um excelente recurso de bem-estar, mas também é um recurso diferenciado para os funcionários! Em uma pesquisa SHRM, 97% dos entrevistados indicaram seus funcionários responderam aos esforços para promover opções saudáveis de alimentos e bebidas no trabalho (2010). Se os funcionários estiverem em um intervalo de almoço limitado, ainda poderão ter um almoço saudável e nutritivo no trabalho.
Quando incluída como parte de um programa abrangente de bem-estar. Os funcionários podem fazer da Bem Estar Market seu local de encontro e aproveitar uma cultura de saúde e bem-estar. Com exercícios, educação, triagem e, claro, alimentos frescos da Bem Estar Market, as empresas podem ver seus custos médicos diminuindo e o moral e a produtividade aumentados.
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REFERÊNCIAS
Anderson, D. (2013, 22 de fevereiro). ROI do bem-estar: quão bons são os dados? Artigos de disciplina , Society for Human Resource Management. http://www.shrm.org/hrdisciplines/benefits/articles/pages/roi-wellness-data.aspx. Acessos em 13 de agosto de 2015.
Baicker, K., Cutler, D., & Song, Z. (2010). Programas de bem-estar no local de trabalho podem gerar economia. Health affairs , 29 (2), 304-311. doi: 10.1377 / hithaff.2009.0626
Burton, J. (2008). O argumento de negócios para um local de trabalho saudável . Associação de Prevenção de Acidentes Industriais. http://www.iapa.ca/pdf/fd_business_case_healthy_workplace.pdf . Acessado em 13 de agosto de 2015.
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